Acessibilidade: -A +A normal

 
Prefeitura Municipal de Contagem
   

Cidade passa a contar com equipe de futebol americano

O time treina em ritmo acelerado, no CSU Amazonas, para as competições de 2018

Geraldo Tadeu/Divulgação

Um dos primeiros suportes dados ao time por meio da Selju foi a cessão do CSU Amazonas, espaço é usado para os treinos e jogos da equipe principal

Investir no esporte como ferramenta de inclusão e transformação social está entre as prioridades do município. Com base nessa premissa, a Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Juventude (Selju), deu as boas-vindas ao Inconfidentes Futebol Americano, time recém-chegado à cidade.

Fundado em 7 de setembro de 2016, ainda com o nome de Brumadinho Templars, o time atualmente tem no nome a principal referência do Estado de Minas Gerais - Inconfidentes. Com o novo nome, vieram novas responsabilidades e oportunidades, entre elas a mudança para Contagem.  

Segundo a diretoria do time, a cidade foi escolhida por ser um dos grandes polos industriais do estado e também por ser um celeiro para grandes atletas. “Resolvemos migrar para Contagem por questões estratégicas. Além disso, a prefeitura nos recebeu muito bem, que ao contrário de muitas outras, nos estendeu a mão e abriu suas portas. Somos muito agradecidos”, contou o presidente do Inconfidentes Futebol Americano, Thiago Simão.

Um dos primeiros suportes dados ao time por meio da Selju foi a cessão do CSU Amazonas. O espaço é, atualmente, usado para os treinos e jogos da equipe principal.

Para o secretário de Esportes, Kaká Menezes, sediar uma equipe de futebol americano é um orgulho para a cidade. “É um esporte que vem crescendo vertiginosamente. No ano passado, tivemos mais de 2 milhões de pessoas assistindo ao Super Bowl no Brasil. Portanto, é um esporte com grande potencial, que poderá trazer benefícios no futuro, sejam eles nas áreas social ou de entretenimento”, destacou.

O Inconfidentes é o único de time de futebol americano de Contagem. Em março, disputará a Liga Estadual e, em julho, a Liga Nacional. Além de contar com uma equipe profissional, o clube pretende montar uma equipe de desenvolvimento voltada ao atendimento de pessoas que não sabem jogar futebol americano, mas têm interesse em aprender.

O clube também pretende criar um time Sub-18 competitivo (15 - 18 anos), Sub-15 (10 - 15 anos) e um time infantil, equipe feminina e cheerleaders (líderes de torcida), além de um projeto que pretende levar o futebol americano até as escolas  e comunidades vizinhas.

before

Aproximadamente 280 pessoas participaram da seletiva

   Seletiva

Pensando nisso, o Inconfidentes Futebol Americano promoveu uma seletiva no CSU Amazonas, onde participaram cerca de 280 atletas. Os participantes foram submetidos a um teste de desempenho físico. Entre os mais de duzentos jogadores, oriundos de vários municípios, a maioria vive em Contagem.

   

REPÓRTER: Carol Cunha e Anderson Pena    FOTO CRÉDITO: Geraldo Tadeu/Divulgação    

PUBLICAÇÃO: 22/02/2018 10:41:38

Treino de Futebol Americano dos Inconfidentes