Acessibilidade: -A +A normal

 
Prefeitura Municipal de Contagem
   

Valorização da memória e do meio ambiente no Parque Gentil Diniz

Projeto visa resgatar personagens históricos e o patrimônio cultural da cidade

Túlio Andrade

Os filhos de Gentil Diniz se reuniram no antigo casarão para falar da história do local e de Contagem

Na quinta-feira (9), o Parque Gentil Diniz sediou um momento de resgate e valorização da história de Contagem. A ação ocorreu por meio do projeto “Histórias Que Falam”, que conta com um rico conteúdo audiovisual que vem sendo produzido, a fim de apresentar aos contagenses seus personagens históricos. O projeto é financiado Fundo Municipal de Incentivo à Cultura de Contagem (FMIC) e produzido pela publicitária Marina Moreira de Souza. 

Atualmente, o projeto trabalha no resgate da história do Parque Gentil Diniz, bem como da família Diniz, que durante as décadas de 1940 e 1950 viveu no sítio onde hoje está localizado o parque. Em uma oportunidade histórica e emocionante, os filhos do senhor Gentil Diniz se reuniram no casarão, situado dentro do parque, para uma conversa agradável e com muitos causos que remetem à vida e aos costumes daqueles que contribuíram para a construção da cidade.

Na ocasião, os senhores José Diniz, Raimundo Nonato Diniz e a senhora Inês Diniz se reuniram na antiga cozinha do casarão com a produtora do vídeo e a equipe de Educação Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), onde relembraram o período da infância no sítio e dividiram um pouco da história da família e do próprio pai, Gentil Diniz. 

Segundo Inês Diniz, as jabuticabeiras existentes no parque foram plantadas por seu bisavô, que orientou ao seu pai a “molhar todos os dias as jabuticabeiras”. A água utilizada para regar as jabuticabeiras era retirada de um poço no fundo do sítio, próximo ao córrego, diante de uma realidade que não existe mais, finalizou dizendo: “Minha Contagem é muito, muito antiga”.

before

O casarão do Parque Gentil Diniz faz parte da história da cidade

 O Parque Gentil Diniz é um rico ambiente de aprendizagem, uma sala de aula a céu aberto, além de ser um Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental de todos os contagenses. Toda essa história é preservada e repassada para as novas gerações por meio da equipe de Educação Ambiental da Semas, que desenvolve inúmeras ações de educação ambiental e artística no parque. Somente em 2017 foram promovidas 22 ações, atendendo cerca de 1000 estudantes das escolas de Contagem.

O Parque Gentil Diniz está localizado na rua Maria do Carmo Diniz, 141 – bairro Nossa Senhora do Carmo. As visitas orientadas podem ser agendadas na Diretoria de Educação Ambiental pelo telefone 3352-3072 ou pelo e-mail: eduambiental.contagem@gmail.com.

   

REPÓRTER: Túlio Andrade   FOTO CRÉDITO: Túlio Andrade   

PUBLICAÇÃO: 21/11/2017 15:16:29