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Prefeitura Municipal de Contagem
   

Mutirão promovido pela Ouvidoria zera demandas antigas

Setor intensificou os trabalhos e garantiu o retorno dos pedidos registrados pela população e servidores

Geraldo Tadeu

Equipe da Ouvidoria conseguiu zerar as demandas de anos anteriores

A Ouvidoria-Geral de Contagem realizou, nos últimos meses, um mutirão para responder todas as manifestações de 2015 e 2016 que haviam ficado em aberto. De acordo com o ouvidor-geral, Guilherme Gilliard, ao assumir o setor no início de 2017 verificou, por meio de relatórios, que 279 manifestações registradas não haviam sido respondidas e encaminhadas aos seus remetentes.

Segundo Gilliard, as manifestações se referiam a reclamações, dúvidas e processos de vários setores. “Intensificamos nosso trabalho e conseguimos zerar todas. Hoje, a Ouvidoria já consegue trabalhar com um diagnóstico próprio que retrata o contexto atual. Isso nos permitirá compreender quais são os gargalos e onde estão as deficiências do serviço público ofertado pela atual gestão para que possamos atacar diretamente o problema”, explica Gilliard.

Também está em curso a contratação de um novo sistema, mais moderno e seguro, que dará condições ao setor de elaborar estatísticas de todo tipo, transformando a Ouvidoria em um braço de apoio à gestão. Outra modificação, já implementada, diz respeito ao fluxo de atendimento. Segundo Gilliard, o prazo para retorno das manifestações registradas não era feito em tempo hábil e satisfatório. “Revisamos esse fluxo e, agora, estamos conseguindo responder num prazo máximo de 30 dias, conforme preconiza a lei”, informou.

Para o ouvidor geral, a morosidade afeta a credibilidade do órgão. “Não faz sentido uma solicitação ficar 10 meses em aberto. É muito ruim pois quem a registrou fica sem saber o que está acontecendo. Até mesmo aquelas manifestações mais complexas, que demandam maior tempo, temos o cuidado de retornar e informar o tipo de encaminhamento dado à questão”, ressaltou.

Além disso, após registrar a manifestação, a pessoa recebe um protocolo para que possa acompanhar seu pedido, acessando o Sistema Eletrônico do Serviço de Informações ao Cidadão (e-Sic), no site da prefeitura (http://esic.contagem.mg.gov.br/).

Serviço

A Ouvidoria-Geral do Município é um espaço no qual a população e o servidor público municipal podem registrar críticas, dúvidas, reclamações ou elogios sobre os serviços da prefeitura. Essas manifestações podem ser feitas presencialmente na própria Ouvidoria (Praça Tancredo Neves, nº 200, bairro Camilo Alves) ou por meio do site da prefeitura (http://www.contagem.mg.gov.br/?te=ouvidoria_geral). 

   

REPÓRTER: Carol Cunha   FOTO CRÉDITO: Geraldo Tadeu   

PUBLICAÇÃO: 18/05/2017 16:29:17