Acessibilidade: -A +A normal

 
Prefeitura Municipal de Contagem
   

Umei amplia espaço e passa a atender com capacidade máxima

Com a expansão da Unidade Conjunto Água Branca houve um aumento de 120 novas vagas de 4 a 5 anos

Leonardo Melo

Na volta às aulas os pais tiveram a oportunidade de conhecer a estrutura da Umei Conjunto Água Branca

Após adequações para atender mais alunos, beneficiando pais e crianças, a Unidade Municipal de Educação Infantil (Umei) Conjunto Água Branca, retornou hoje (26) o ano letivo. Além dos estudantes, que retornaram após o período de férias, os pais também puderam acompanhar de perto as melhorias feitas para atender as crianças.  

A auxiliar administrativa, Valéria Toledo, chegou bem cedinho na Umei onde o seu filho de 4 anos estuda. Ela se prontificou em conhecer a sala, saber quem será a professora dele e como ficou a estrutura. "Eu gostei da ampliação e com isso novas oportunidades de matrícula surgirão para os moradores do bairro", enfatizou Valéria. 

O espaço, que é bem conhecido na comunidade, passou por um período de reformas, melhorias e pinturas. Dessa forma, passa a atender com capacidade máxima, crianças de 0 a 5 anos em 2018, ampliando em 120 vagas, na faixa etária de 4 a 5 anos, se comparado ao ano passado.  

Além deles, escola vai atender turmas de 0 a 2 anos sendo integral e parcial. Os estudantes de 3 a 5 anos serão atendidos somente de maneira parcial, totalizando 336 matriculados. 

Para conseguir receber as crianças de maneira confortável, foi feito um acordo com os representantes do grupo de convivência da terceira idade, Amor à Vida. Por alguns anos, o espaço que ficava no mesmo terreno da Umei foi utilizado para atividades físicas, culturais e relacionadas à saúde do idoso.  

Porém, a Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seduc), viu a necessidade de ampliar o número de vagas aos estudantes da região. Com isso foi feito um acordo amigável pensando na necessidade das crianças e também dos idosos. Eles, os idosos, serão temporariamente transferidos para um espaço, chamado Criança 2000, e, posteriormente, para uma sede definitiva. 

O novo espaço foi todo remodelado. O telhado foi trocado, fizeram uma nova cozinha, melhoraram os banheiros, além de nova mobília e parquinhos. O prédio também ganhou uma pintura exclusiva.  

"Estamos com muita expectativa e satisfeitos. Vimos que os pais também ficaram felizes com o novo espaço e acredito que o trabalho será perfeito. Temos uma equipe bem qualificada para isso", destacou a diretora da Umei, Wânia Patrícia de Lima. 

O secretário Municipal de Educação, Joaquim Antônio Gonçalves, esteve presente ao primeiro dia de aulas e conversou com a comunidade. Ele falou com otimismo da expansão feita na Umei. "Pensando no bem-estar dos nossos estudantes, fizemos uma revitalização do espaço. Melhoramos as salas, fizemos uma nova cozinha, mobília trocada, entre outros. Portanto assumimos esse compromisso com os pais e estamos entregando um local com mais harmonia, bonito e bem cuidado", finalizou. 

   

REPÓRTER: Leonardo Melo   FOTO CRÉDITO: Leonardo Melo   

PUBLICAÇÃO: 26/02/2018 15:26:43