Acessibilidade: -A +A normal

 
Prefeitura Municipal de Contagem
   

Nova turma de residência médica é formada no complexo hospitalar

Formação ética e profissional em especialidades médicas contribui para aprimorar os serviços de saúde ofertados no município

Fábio Silva

A 11ª turma de residência médica do CHC inclui formandos nas especialidades de cirurgia geral, clínica médica, pediatria, ginecologia e obstetrícia

Para celebrar a finalização de mais uma jornada na residência médica no Complexo Hospitalar de Contagem (CHC), 11 médicos receberam seus certificados de conclusão de curso em cerimônia ocorrida, na terça-feira (27), na PUC Contagem.

Trata-se da formatura da 11ª turma de residência médica do CHC, que incluiu formandos nas especialidades de cirurgia geral, clínica médica e pediatria (duração de dois anos) e de ginecologia e obstetrícia (três anos). Além dos novos médicos especialistas, cerca de 80 pessoas prestigiaram o evento, entre amigos, familiares e preceptores dos formandos. A residência médica do CHC foi credenciada em 2006 e, com a formatura da turma de 2018, chega à marca de 130 formandos. Para cursar a residência médica, é preciso antes ter concluído o curso de medicina.

A residência tem um papel primordial no incentivo à atualização acadêmica dos profissionais, no estímulo à produção científica e no desenvolvimento de protocolos e diretrizes clínicas, contribuindo para a melhoria da qualidade da assistência à saúde. Além disso, a residência propicia a criação de vínculo e fixação dos formandos profissionais no município.

A Superintendência de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde (Sugest) possui parcerias com 14 instituições de ensino superior. Segundo o superintende Ronaldo Gontijo, a Sugest trabalha para que por novas especialidades na residência do CHC e pela reabertura da residência multiprofissional no local. “Já solicitamos a ampliação de novas clínicas, como em saúde da família. E a residência multiprofissional foi reativada e já terá início em março”. A residência multiprofissional oferta especialização em áreas como enfermagem e fonoaudiologia.

Gontijo também aproveitou o momento para dizer que o curso de medicina da Puc Contagem, também será um parceiro. “O curso já foi vistoriado e liberado e, agora, estamos aguardando pela assinatura de uma portaria pelo ministro da Saúde”, explicou. 

O superintende do Complexo Hospitalar de Contagem, João Pedro Laurito, Machado abordou a disposição para o trabalho dos formandos. “Tivemos muitas melhorias no Complexo em todo o ano de 2017, que foi também um ano de muitas dificuldades. Mas a única coisa que eles nos pediam era ‘eu quero trabalhar e fazer o que me propus a fazer’. No ano passado, em todo o Complexo, realizamos mais de 16 mil atendimentos, mais de seis mil cirurgias, mais de seis mil partos. Somos um hospital de referência para aproximadamente um milhão de pessoas. Não tenho dúvidas de que se hoje vocês estão recebendo títulos de especialista, vocês devolveram muito mais à sociedade”, atestou. 

O secretário-adjunto de Saúde, Luiz Fernando Avelar dos Santos, chamou a atenção para o fato de que os residentes são uma presença bastante positiva para o hospital. “Falo como médico efetivo da rede SUS/Contagem e como alguém que está no hospital desde que ele começou, há 14 anos. Depois da implantação da residência, a gente viu que os residentes realmente transformaram o hospital, que está de portas abertas a quem quer trabalhar”, disse.

before

A residência tem um papel primordial na formação profissional

   O coordenador do curso de Medicina da PUC Contagem, Gilmar Reis, afirmou que o curso de Medicina da PUC Contagem irá contribuir para a formação de bons quadros médicos em Contagem e região. “Queremos que o curso possa contribuir para tornar o município um centro de excelência na formação de médicos não só na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), mas também no estado de Minas Gerais e, quem sabe, no Brasil”, disse o coordenador. 

O pró-reitor-adjunto da PUC Contagem, Robson dos Santos Marques, reforçou que o processo de abertura do curso de Medicina na cidade aguarda agora pela assinatura de uma portaria pelo ministro da Saúde. “Estamos aguardando por esta assinatura para iniciarmos o nosso grupo de trabalho (GT)”, disse. Esse GT incluirá representantes do poder público e da universidade.

E a oradora da 11ª turma de residência médica do CHC, Lorena Costa, finalizou deixando uma mensagem de agradecimento. “Cada preceptor deixou conosco um pouco do seu legado. Com todas as experiências vividas na residência, evoluímos e nos tornamos profissionais melhores. Muito obrigada a todos”.

Investimento em formação reconhecida pelo MEC

Contagem possui uma população de quase 700 mil pessoas, mas a microrregião de saúde na qual o município está inserido, junto a Sarzedo e Ibirité, congrega aproximadamente um milhão de pessoas. Para lidar com toda essa demanda, a gestão em saúde precisa formar bons profissionais capazes de propiciar melhorias na qualidade da assistência médico-hospitalar. Uma das formas de atuar na formação dos quadros que irão compor a rede SUS/Contagem é oferecer programas de especialização em diversas especialidades.

Mas somente hospitais habilitados pelo Ministério da Educação (MEC) podem oferecer especializações reconhecidas como residência médica, e é preciso atender a uma série de critérios para obter esse reconhecimento, como é o caso da residência médica oferecida pelo CHC.

Mesa

Compuseram a mesa de abertura da cerimônia, além dos citados, as seguintes autoridades: o diretor técnico do Hospital Municipal de Contagem (HMC), Mário Coteletti; a coordenadora da Comissão de Residência Médica (Coreme) do CHC, Verlândia Mendes Nogueira. Antes e depois da entrega dos certificados, a confraternização foi embalada ao som da banda Sol Nascente, convidada pelo servidor na Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) e artista Geraldo Amâncio dos Santos, também conhecido como Mestre Amâncio.

   

REPÓRTER: Carolina Brauer   FOTO CRÉDITO: Fábio Silva    

PUBLICAÇÃO: 28/02/2018 16:29:29

Formatura da 11ª turma de residência médica do Complexo Hospitalar de Contagem