Acessibilidade: -A +A normal

 
Prefeitura Municipal de Contagem
   

Guarda Civil promove homenagens durante hasteamento de bandeiras

Secretaria de Defesa Social destacou trabalho de guardas civis e personalidades que contribuem com a segurança pública de Contagem

Elias Ramos

O vice-prefeito William Barreiro e o secretário de Defesa Social Décio Camargos, anunciaram avanços e conquistas

Mais uma vez o momento cívico promovido pela Guarda Civil de Contagem, que acontece toda sexta-feira, serviu para prestar homenagens a diversas pessoas que contribuem para o fortalecimento da instituição. Nessa sexta-feira (11), durante o hasteamento das bandeiras Nacional, de Minas Gerais e de Contagem, no Centro Integrado de Defesa Social, foram agraciados, diploma de Honra ao Mérito, guardas civis e personalidades que se destacam na segurança pública em Contagem.

Entre os  homenageados estavam o deputado federal Laudívio Carvalho, o presidente da Câmara Municipal, vereador Daniel Carvalho, o vice-prefeito, Willian Barreiro, e a presidente e o vice-presidente da Rede de Comerciantes e Vizinhos Protegidos (Recovip), do bairro Inconfidentes, Sheila de Fátima Domingos e Márcio Maxiliano. 

Durante o evento, alguns guardas civis receberam a carteira de porte de arma de fogo e diploma de destaque profissional. O evento contou com a participação do secretário Municipal de Defesa Social de Contagem, Décio Camargos, os secretários-adjuntos da pasta,  os coronéis Antonio de Salles Fiúza Gomes e  Irani Alvear Saraiva e o comandante da Guarda Civil, Levi Sampaio. 

Para o comandante Levi Sampaio, o evento é uma oportunidade de agradecer e reconhecer o trabalho da Instituição “A Guarda Civil é uma instituição de homens e mulheres que servem de exemplo, superando obstáculos diariamente. Tivemos aqui os nossos guardas que se destacaram, seja nas ocorrências ou por elogios que vêm de instituições externas, o que demonstra que eles têm trabalhado e dado o melhor por essa cidade e a nossa população. A todos vocês essa singela homenagem e os nossos agradecimentos”, disse.

Em suas palavras, o deputado federal Laudívio Carvalho parabenizou o trabalho exercido pelos guardas civis em Contagem e destacou que, atualmente, são mais visíveis por estarem fardados, terem suas viaturas, porte de arma e em constante contato com o cidadão nas ruas da cidade “Parabéns à Guarda Civil de Contagem, vocês têm muito a ensinar as guardas municipais de outras cidades e outros Estados” enfatizou. O deputado anunciou também o envio de emenda parlamentar para a compra de equipamentos que auxiliarão no treinamento e nas atividades diárias.

O presidente da Câmara Municipal, vereador Daniel Carvalho, agradeceu o reconhecimento e salientou o compromisso do legislativo com a valorização dos servidores “Estamos fazendo um grande esforço na Câmara para que possamos aprovar ainda neste mês o reajuste dos servidores que passarão a receber, já na próxima folha de pagamento, todos os benefícios. Faço também um pedido ao Executivo, para que juntos possamos ter um olhar diferenciado sobre a categoria dos guardas. No que couber ao legislativo para o fortalecimento da Guarda Civil será feito”, afirmou.

  Avanços

A importância da valorização do servidor também foi defendida pelo secretário Décio Camargos “Precisamos valorizar essa instituição, que tão bem representa a nossa cidade. Recebemos visitas de guardas de todo o Estado que nos procuram por nossa referência e vanguarda, como no caso do porte de armas de fogo, os batalhões especializados e recursos que temos conseguido junto ao governo federal”, disse. Segundo ele, nos próximos meses, a Guarda Civil fará parte do Plano Nacional de Segurança Pública “Estivemos em Brasília e este será um grande avanço, porque passaremos a ter um fundo nacional para que as guardas de todo o país possam receber mais recursos”, comemorou. Para Décio, o momento cívico é oportuno para honrar nossas bandeiras e despertar o sentimento de confiança nas instituições públicas.

Ao final, o vice-prefeito Willian Barreiro afirmou que o governo não se omitirá do diálogo. “Reconhecemos que todo o efetivo da Guarda Civil se desdobra por uma cidade mais segura e disciplinada. Vocês são exemplo para o Estado de Minas Gerais e por isso trabalharemos para dar mais condições aos guardas e mais segurança para os cidadãos” concluiu.

Também estiveram presentes o comandante da Guarda Municipal de Ribeirão das Neves, Marcos Albuquerque; o Primeiro Tenente Marcos Silva, do Exército Brasileiro; representantes da Polícia Rodoviária Federal e servidores da Secretaria Municipal de Defesa Social.

 

   

REPÓRTER: Leonardo Moreira Rocha   FOTO CRÉDITO: Elias Ramos   

PUBLICAÇÃO: 11/08/2017 19:24:13

Defesa Social promove homenagens