Acessibilidade: -A +A normal

 
Prefeitura Municipal de Contagem
   

Monitoramento de nascentes e do lançamento de esgoto

Grupo de mobilização vistoriou nascentes cadastradas no Parque Gentil Diniz e promoveu ações de educação ambiental no entorno

Túlio Andrade

Nascentes foram vistoriadas para conferir qualidade da água, no córrego foi avaliado o lançamento de esgoto

O grupo de mobilização Socioambiental e Educação Ambiental da APA Vargem das Flores promoveu, no dia 10 de Julho, ação de monitoramento no córrego das Acácias e nas nascentes cadastradas pelo projeto Contagem das Nascentes. O monitoramento, feito periodicamente, tem o intuito de avaliar a qualidade ambiental e monitorar o lançamento do esgoto em todas as nascentes catalogadas. 

A ação foi executada no período da manhã no parque Gentil Diniz e envolveu cuidadores de nascentes e a equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas). Dando continuidade aos projetos do grupo de mobilização, o monitoramento foi feito em duas nascentes localizadas dentro do parque e já cadastradas anteriormente, e também uma nova avaliação do lançamento de esgoto que ainda ocorre naquele local.

Já foram promovidas várias forças-tarefa englobando todo o grupo com foco na limpeza e retirada de lançamento de esgoto irregular no córrego das Acácias. Também são feitas ações de educação ambiental em relação à poluição difusa com a população do entorno. 

O projeto prevê monitoramento contínuo para avaliar a qualidade da água, a vazão e qualidade da água das nascentes cadastradas pelo projeto Contagem das Nascentes, e tem como finalidade principal a revitalização, catalogação e proteção de todas as nascentes no município, promovendo uma cidade melhor para todos. 

   

REPÓRTER: Túlio Andrade   FOTO CRÉDITO: Túlio Andrade   

PUBLICAÇÃO: 13/07/2017 15:10:55