Acessibilidade: -A +A normal

 
Prefeitura Municipal de Contagem
   

Crianças e jovens autistas de Contagem visitam ambiente lúdico

Atividade estimula o desenvolvimento sensorial e contribuiu para a regulação emocional

Raquel Torres/Divulgação Amais

Esbanjando alegria, as crianças aproveitaram todas as atrações do circuito

A estimulação sensorial é vital para o desenvolvimento de qualquer criança. Mas, quando ela tem Transtorno do Espectro Autista (TEA) isso se torna ainda mais importante. Em Contagem, o Grupo de Apoio a Pais e Familiares de Autistas (Amais Contagem) juntamente com a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania e o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência se esforçam para criar oportunidades de levar momentos de diversão e experiências sensoriais a essas crianças. 

A última atividade promovida nesse sentido aconteceu nos dias 20 e 21 de fevereiro, quando cerca de 30 crianças autistas de Contagem tiveram a oportunidade de conhecer “O Incrível Mundo Doce”, um circuito de brincadeiras, inspirado em uma candy machine montada na Praça de Eventos do Shopping Del Rey.

Com o apoio da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, as crianças foram transportadas até o shopping onde puderam desfrutar do circuito, um ambiente lúdico e colorido, além de atividades como tobogã, circuito de obstáculos e uma piscina de espumas em formato de guloseimas. 

O coordenador de Políticas para a Pessoa com Deficiência, Marcelo Lino, ressaltou que esse tipo de diversão é imensamente construtivo para o desenvolvimento da criança/adolescente com TEA. “O resultado é uma vivência prazerosa, facilmente identificada no sorriso das crianças e dos pais que, diante da alegria dos filhos, sentiram-se felizes em estar em um local inclusivo”, ressaltou.

before

As crianças aproveitaram o momento e se divertiram

 Para a vice-presidente do Grupo Amais Contagem, Dayse Lima Silva, experiências sensoriais incentivam o autista a experimentar novas sensações e gradualmente perder a rejeição a algumas. “Também trazem benefícios à visão, ao tato, à audição e à forma como percebem o corpo e todo ambiente à sua volta. Meu filho Hugo, por exemplo, amou o passeio e voltou mais animado. Espero que mais pessoas se sensibilizem com a nossa causa e, assim como fez o Shopping Del Rey, oportunizem atividades como esta”. 

E não foi só o filho de Dayse que se divertiu. Fernando Junio Soares Gonçalves, 12 anos, gostou tanto da experiência que até sugeriu uma nova programação. “Gostaria muito que os cinemas criassem uma sessão inclusiva”. Fernando adora filmes de ação e de super-heróis.

Esbanjando alegria, o estudante Gabriel Augusto de Jesus Both, 11 anos, era um dos mais animados. Ele brincou em todas as atrações do circuito. “Adorei o tobogã. Foi muito divertido. Já quero voltar”, disse. 

Hugo, Fernando e Gabriel fazem parte de um amplo grupo. Estima-se que no Brasil existem 2 milhões de autistas. Em Contagem, o grupo Amais conta, atualmente, com 150 famílias cadastradas. Juntos, as famílias lutam diariamente para que a sociedade entenda o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e, acima de tudo, respeite e assegure educação e tratamento adequados.  

   

REPÓRTER: Carol Cunha    FOTO CRÉDITO: Raquel Torres/Divulgação Amais    

PUBLICAÇÃO: 28/02/2018 11:45:32