Acessibilidade: -A +A normal

 
Prefeitura Municipal de Contagem
   

Prefeitura e Copasa assinam acordo para proteção de mananciais

Programa Cultivando Água Boa visa promove a biodiversidade da região de Vargem das Flores

Túlio Andrade

O programa tem característica socioambiental e vai disseminar na população valores como o cuidado e o respeito ao meio ambiente

No último sábado, em evento na Escola Municipal Hilda Nunes dos Santos, no bairro Tupã, Regional Vargem das Flores, foi assinado um termo de colaboração entre a Copasa e a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) para a implantação e desenvolvimento do programa Cultivando Água Boa. O objetivo é proteger mananciais e a biodiversidade, disseminando na população valores como o cuidado e o respeito ao meio ambiente.

Rogério Sepúlveda, assessor técnico da Diretoria Metropolitana da Copasa, destaca a importância do programa. “O Cultivando Água Boa está focado na melhoria das condições de vida do bairro Tupã, que foi considerado prioritário, e do manancial Vargem das Flores. Aproveitamos esse evento para o lançamento do nosso plano de ação em que estamos trabalhando há quase um ano. Temos vários cursos como plantio de mudas e o cercamento de nascentes, de educação ambiental, cursos para alunos da escola e também para a comunidade como agroecologia, onde atuamos junto a horta da escola, com o intuito de ampliar e, futuramente, criar uma feira com os produtos produzidos para atender a própria comunidade.”

“A intenção é que a comunidade encampe e se aproprie do programa. É um projeto de longo prazo. Mas o mais importante é destacar que não é um projeto ambientalista puro, mas socioambiental, com preocupação na melhoria das condições de vida da população, e onde a própria comunidade vai cuidar daquele território, da melhoria das águas e da qualidade de vida”, conclui Sepúlveda. 

Segundo a administradora Regional Vargem das Flores, Kátia Bordoni, a assinatura dessa parceria é de suma importância para a região. “A assinatura desse termo de cooperação será fundamental para a preservação dos mananciais da bacia de Vargem das Flores”. 

As ações do Cultivando Água Boa serão desenvolvidas em parceria com a Escola  Hilda Nunes e com o Projeto Contagem das Nascentes, com envolvimento de toda comunidade do bairro Tupã. Para participar e colaborar, basta procurar as lideranças comunitárias 

 

   

REPÓRTER: Túlio Andrade   FOTO CRÉDITO: Túlio Andrade   

PUBLICAÇÃO: 18/09/2017 14:35:38