Acessibilidade: -A +A normal

 
Prefeitura Municipal de Contagem
   

Demandas do bairro Tupã foram debatidas na Regional Itinerante

Comunidade teve a oportunidade de debater políticas públicas e direcioná-las para a região

Elias Ramos

Aproximar a administração municipal da população é um dos objetivos da Regional Itinerante

Aproximar a população da Prefeitura de Contagem é o principal objetivo do programa Regional Itinerante, idealizado pela Administração Regional Vargem das Flores. O segundo encontro aconteceu nesta sexta-feira (15), na Escola Municipal Hilda Nunes dos Santos, no bairro Tupã. Temas como a preservação do meio ambiente, saúde, segurança, esporte e lazer, dentre outras demandas foram debatidos pela comunidade.

A distância, que é um dos principais dificultadores para recebimento das solicitações de serviços públicos, está sendo solucionada com o programa. É o que conta a administradora da Regional Vargem das Flores, Kátia Bordoni. “Temos que sair do escritório e ir onde o povo estiver. Muitas pessoas não sabem qual o papel de uma regional. Estamos aqui hoje, e estaremos sempre, para criar vínculos e colocar os serviços a favor da comunidade, ouvindo para fazer o melhor”, disse.

 Para a diretora da escola Hilda Nunes dos Santos, Sueli Lagioto, a iniciativa é de extrema relevância. “Dar visibilidade para as pessoas falarem dos problemas que precisam ser resolvidos é uma ótima proposta. Toda melhoria causa impacto significativo no meio social. Receber aqui na escola, que é o único equipamento capacitado, um projeto em que a comunidade participa de verdade é sem dúvida algo novo”, relata.

Gilmar Batista Pereira, integrante da Comissão de Moradores do bairro Tupã, reforça a parceria. “Esse é um dos bairros mais antigos da cidade e essa é a primeira vez que um prefeito faz com que a regional venha até nós. Estamos vendo que as coisas estão acontecendo e vamos aproveitar a oportunidade que o Alex de Freitas nos deu para resolver as questões do bairro”, disse. 

Participantes 

Participaram da Regional Itinerante representantes da Copasa, secretarias de Direitos Humanos e Cidadania, Saúde, Educação, Administração, Esporte, Lazer e Juventude, Controladoria por meio da Ouvidoria-geral, Ouvidoria da Câmara Municipal e representantes do poder legislativo.

Semana Florestal

A Semana Florestal promovida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), Instituto Estadual de Florestas (IEF) e Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) acontece de 15 a 24 de setembro, promovendo várias ações para chamar a atenção da população e poderes públicos para a preservação da Área de Preservação Ambiental (APA) Vargem das Flores.

A gerente de Mobilização Social, da Secretaria Municipal Adjunta de Limpeza Urbana, Thamires Diogo Ferreira, coordenou um trabalho de conscientização na região. “Estamos aproveitando a oportunidade para falar para os moradores sobre a gestão dos resíduos sólidos, explicando sobre o descarte correto nos Ecopontos, como móveis velhos, pneus, entulhos. Além disso, informando sobre uma ação socioeducativa que será a limpeza na orla da Lagoa Vargem das Flores, no dia 23 de setembro.

   

REPÓRTER: Anderson Pena    FOTO CRÉDITO: Elias Ramos   

PUBLICAÇÃO: 15/09/2017 16:12:47

Regional Vargem das Flores itinerante no Bairro Tupã