Acessibilidade: -A +A normal

 
Prefeitura Municipal de Contagem
   

Comunidades e escolas unidas para plantar hortas urbanas

Centro Municipal de Agricultura Urbana e Familiar vai fornecer mudas de hortaliças para as instituições educacionais

Cassio Matias

O projeto foi iniciado no mês de abril na Escola Municipal Ely Horta, com a revitalização do espaço

Produção e consumo de alimentos naturais, fazer atividades ligadas à culinária na escola, influenciar nas escolhas alimentares de crianças e adultos, além de apresentar conceitos relacionados a as questões do meio ambiente, esses são alguns dos benefícios alcançados com o projeto horta urbana da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas). 

Pensando assim, a Semas promoveu na quinta-feira (25), no Centro Municipal de Agricultura Urbana e Familiar (Cmauf), reunião para consolidar parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação para criação de hortas escolares e comunitárias na cidade. Na oportunidade ficou decidido que o Cmauf atenderá a demanda de mudas de hortaliças para criação dessas hortas. 

O projeto visa atender escolas e comunidades na construção, revitalização e manutenção de hortas, incentivando a produção e o consumo de alimentos saudáveis e criar a cultura da educação ambiental. O projeto foi iniciado no mês de abril na Escola Municipal Ely Horta, com a revitalização de um espaço até então ocioso. Mudas e sementes de cebolinha, salsinha, alface, couve foram plantadas com a participação dos estudantes. Atualmente o projeto na escola está na fase de manutenção.

Diante da demanda de outras escolas na criação de hortas, a equipe da Semas buscou junto ao CMAUF o apoio necessário, sobretudo na aquisição de mudas de hortaliças. Rodrigo Ribeiro, educador ambiental, destacou que “oito escolas já entraram em contato com a diretoria de Educação Ambiental, solicitando orientação e ajuda na criação ou revitalização de hortas que estão desativadas, mas o que tem dificultado é a aquisição de mudas”. 

Gustavo Gazire Melgaço, Gestor do Programa de Aquisição de Alimentos, destacou que o Cmauf tem interesse de atuar no projeto e destacou que é possível produzir mudas de hortaliças para atender as necessidades das escolas e comunidades. Para garantir o aumento da produção, a Semas solicitou a Fundação Municipal de Parques e Áreas Verdes de Contagem (Conparq) a doação de substrato, que foi entregue imediatamente ao Cmauf. 

A parceria entre Semas e Cmauf não ficará limitada apenas ao repasse das mudas, já que Robert Costa, gerente da Cmauf, garantiu orientação técnica e se mostrou interessado em participar das ações itinerantes de educação ambiental que serão promovidas pela Semas no segundo semestre.

   

REPÓRTER: Túlio Andrade   FOTO CRÉDITO: Cassio Matias   

PUBLICAÇÃO: 26/05/2017 14:26:49