Acessibilidade: -A +A normal

 
Prefeitura Municipal de Contagem
   

Alunos da EJA concluem ensino fundamental em noite de festa

Formatura foi a realização de um sonho dos 16 formandos da Escola Municipal Antônio Carlos Lemos

Elias Ramos

Dos 16 alunos que conquistaram o diploma, oito são da inclusão e a outra metade composta pelos pais dos estudantes

Os estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA), concluíram na última quinta-feira (13), o ensino fundamental em evento solene preparado pela Escola Municipal Antônio Carlos Lemos. Cerca de 16 formandos receberam o diploma no hall da Escola Municipal Vasco Pinto da Fonseca.

Dos 16 alunos que conquistaram o diploma, oito são da inclusão. O curioso é que a outra metade da turma são os próprios pais dos estudantes que, além de incentivarem os filhos aos estudos, foram em busca do direito de conquistar a formação básica garantida por lei. Outro ponto interessante foi a criação de vagas no horário diurno. Os pais faziam há muitos anos o movimento para se ter a EJA  na escola. Eles próprios ficavam esperando os filhos na porta da instituição ou em uma sala. A luta foi para garantir um espaço para eles e para seus filhos que já se encontravam fora da faixa etária de escolarização, mas que não tinham concluído o Ensino Fundamental”, explica Sebastiana Rangel Ferreira Nunes, coordenadora de atividades na Antônio Carlos Lemos.

Foi pensando na ampliação de oportunidades de escolarização que a turma da EJA foi criada em 2015 na escola, porém, vinculada no quadro de turmas da Escola Vasco Pinto da Fonseca. A partir daí criou-se um currículo integrado contando com cursos de qualificação profissional como o de pintura em tecido, por exemplo, em parceria com a Fundação de Ensino de Contagem (Funec), pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) do Governo Federal.

Festa

Além da formação do ensino fundamental, os alunos ganharam o cerimonial completo e gratuito do grupo “Doando com o Coração”. O coletivo é formado por amigos que ajudam famílias e pessoas carentes e é conhecido por diversos trabalhos na região oeste de Belo Horizonte. Dessa forma, a direção da escola os convidou para realizar o sonho dos estudantes de terem uma festa completa de formatura. 

Havia no local jogos de luzes, aparelhos de som, carpete, cadeiras e decoração completa. Também foram feitos maquiagens nos formandos; houve um jantar e até mesmo um bolo. Tudo foi registrado por fotógrafos que trabalham na equipe. “Para nós o pagamento é o sorriso e a satisfação deles. Eu confio plenamente na minha equipe e queremos ajudar a todos que necessitam, não importa qual seja a situação”, destaca Audrey Elizabeth, líder do grupo.

before

Parentes e amigos prestigiaram o evento

 O estudante, Geraldo Josaphát, de 80 anos, emocionou os presentes com um discurso antes da entrega dos diplomas. Para ele foi uma conquista com sabor especial ao concluir o ensino fundamental. “Hoje agradeço a direção das duas escolas por nos terem dado a oportunidade de conquistarmos um diploma. A dignidade humana foi recuperada dentro da sala de aula”, finalizou.

   

REPÓRTER: Leonardo Melo   FOTO CRÉDITO: Elias Ramos   

PUBLICAÇÃO: 17/07/2017 15:29:44

Formatura alunos EJA E.M. Antônio C. Lemos