Acessibilidade: -A +A normal

 
Prefeitura Municipal de Contagem
   

Papel dos veterinários vai além dos cuidados com os animais

Atuação deste profissional, cujo dia foi celebrado em 9 de setembro, abrange o controle de zoonoses e a vigilância em saúde

Fábio Silva

Em Contagem, trabalho dos médicos veterinários é desenvolvido com profissionalismo e dedicação

No último sábado, dia 9 de setembro, comemorou-se o Dia do Médico Veterinário, profissional que atua não só nos cuidados com a saúde e o bem-estar do animal, mas também na preservação da saúde pública: afinal, a saúde do ser humano está ligada aos demais seres que habitam o planeta. Seja desempenhando ações de cuidado com a saúde dos bichos, seja por meio do controle de zoonoses (doenças transmitidas dos animais para o ser humano) ou do controle de produtos de origem animal consumidos pela população, os médicos veterinários contribuem para o bem-estar da sociedade.

“É nessa perspectiva que se insere o conceito de saúde única, visando a união entre saúde humana, animal e ambiental. Nesse sentido, as ações de promoção da saúde precisam ser interdisciplinares e integradas. Quando nos alimentamos, ou utilizamos os serviços de saúde, estamos indiretamente falando da atuação da medicina veterinária”, explica o médico veterinário e assessor técnico da Vigilância em Saúde de Contagem, José Renato Rezende Costa. 

A Vigilância em Saúde, que integra a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), tem entre seus objetivos eliminar os riscos à saúde, avaliando e melhorando a qualidade dos produtos e serviços ofertados à população, de estabelecimentos que comercializam alimentos a salões de beleza, clínicas odontológicas e hospitais.

   

REPÓRTER: Carolina Brauer   FOTO CRÉDITO: Fábio Silva   

PUBLICAÇÃO: 11/09/2017 13:37:17