Acessibilidade: -A +A normal

 
Prefeitura Municipal de Contagem
   

Ensino municipal adequado ao mundo contemporâneo

Aulas de inglês em todos os anos do ensino fundamental. Alunos do 6º ano receberão notebook reversível

A nova  grade curricular da rede municipal de ensino está em sintonia com as exigências educacionais do mundo contemporâneo. Mas a Prefeitura de Contagem, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Seduc), vai além, pois a partir desse ano passa a ofertar o curso de inglês nos nove anos do ensino fundamental (1º ao 9º) e os alunos do 6º ano receberão um notebook reversível dentro do projeto EducaOnline. 

O inglês continua em lugar de destaque na comunidade global, no mundo dos negócios, do desenvolvimento tecnológico e científico. A ampliação do ensino da língua para os nove anos do ensino fundamental, com duas aulas semanais, tem como objetivo fortalecer o ensino dessa língua.

Pesquisas na área mostram que quanto mais cedo uma criança aprende um segundo idioma, mas fácil será sua assimilação. A aprendizagem de uma língua estrangeira tem outras grandes vantagens: crianças que estudam mais de uma língua têm uma capacidade muito maior de alocar atenção, ou seja, desenvolvem uma capacidade maior de concentração e controle da atenção.

Aprender uma língua estrangeira favorece o desenvolvimento da percepção, estimula a memória e a inteligência, aumenta o controle sobre a linguagem, proporciona oportunidades de interações sociais, desenvolve melhor acuidade auditiva, eleva a autoestima, estimula a criatividade, produz um sentimento de segurança sobre si mesmo, contribuindo ainda para o desenvolvimento das habilidades linguísticas e lógico-matemáticas.

O ensino de língua inglesa nos nove anos do ensino fundamental será desenvolvido por um professor especialista na área, assim como a educação física e a arte.

EducaOnline

Outro projeto inovador que será implementado a partir de 2018 é o EducaOnline. Todos os estudantes e professores do 6º ano receberão um notebook reversível (com a tela integrada ao teclado, funcionando como um caderno digital) e cada sala de aula (6° ano) receberá uma lousa digital.

Além de possibilitar aos estudantes e professores o acesso ao uso de tecnologias digitais de ponta para a aprendizagem, o projeto favorece a promoção de aulas mais atraentes, dinâmicas, interativas e personalizadas. O EducaOnline irá fortalecer a interação dos estudantes entre si e com os professores, permitindo a elaboração de planos de estudo personalizados e a utilização dos aplicativos e softwares de última geração da Microsoft.

O projeto inclui formação específica para os professores do 6º ano e se estenderá, gradualmente, até o 9º ano do ensino fundamental, consolidando, assim, uma proposta educativa que dialoga com o mundo contemporâneo e as novas gerações.

   

REPÓRTER: Júlio César Santos  

PUBLICAÇÃO: 25/01/2018 12:22:55