Acessibilidade: -A +A normal

 
Prefeitura Municipal de Contagem
   

Criançada aprende lições de trânsito brincando

Evento promovido pela Transcon na praça da Glória se encerra na sexta (27)

Geraldo Tadeu

Crianças de 3 a 12 anos participam do "Transcon na praça"

Solange Gonçalves aproveitou os últimos dias das férias escolares para levar a neta, Laura, para brincar na praça da Glória, no bairro Eldorado, em Contagem. A menina teve a oportunidade de aprender lições sobre educação no trânsito em oficinas e jogos que a Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes (Transcon) promove até sexta-feira (dia 27).

“É muito válido, pois a criança tem que aprender a necessidade do uso de cinto de segurança e da cadeirinha. Já foi comprovado estatisticamente o grande número de mortes por falta do uso destes equipamentos”, destaca Solange. As atividades do “Transcon na praça” são para crianças de 3 a 12 anos, das 9h às 11h30 e das 14h às 16h.

Guilherme Neves levou o filho Daniel para participar da ação educativa. “Ajuda as crianças a se tornarem cidadãos conscientes, deixando o trânsito mais cooperativo”, avalia. Simulações no trânsito, regras de semáforos e desenhos sobre a prevenção de acidentes são outros temas das atividades, com acompanhamento de agentes e pedagogas. O “Transcon na praça” também é promovido no recesso escolar de julho e em outubro, quando é comemorada a Semana da criança.
 
De acordo com Afonso José Terra, agente e educador de trânsito, a proposta é fazer com que as crianças se tornem multiplicadores das lições. Eles aprendem, por exemplo,  como atravessar a rua de forma segura, usando a faixa de pedestre.

   

REPÓRTER: Nelson Augusto   FOTO CRÉDITO: Geraldo Tadeu   

PUBLICAÇÃO: 25/01/2017 15:29:31