Acessibilidade: -A +A normal

 
Prefeitura Municipal de Contagem
   

Raio X digital aumenta precisão dos diagnósticos médicos

Novidade vem sendo implantada no Hospital Municipal e na Maternidade desde o mês de junho

Elvira Angel

Utilização do equipamento agiliza o atendimento aos usuários e o trabalho de médicos e técnicos

Pela primeira vez, o Complexo Hospitalar de Contagem (CHC) passa a utilizar exames de raio X digital em suas rotinas de trabalho. A inovação vem sendo gradativamente implementada no Hospital Municipal e na Maternidade, que integram o Complexo, com radiografias convencionais sendo progressivamente substituídas pelas digitais desde o mês de junho. Todas as especialidades médicas serão contempladas.

Graças ao equipamento, a imagem radiografada de estruturas internas do corpo é imediatamente gerada no computador e pode ser rapidamente encaminhada para o profissional que a requisitou, conferindo mais agilidade e eficiência nos serviços prestados.

Com isso, foi possível dobrar a capacidade de radiografias feitas mantendo o mesmo quadro de funcionários: a produção de cerca de quatro mil exames feitos mensalmente passa a ser de aproximadamente oito mil radiografias ao mês. Para que a iniciativa pudesse ser implementada, foi feito um investimento de cerca de R$ 120 mil.

O técnico em Radiologia Adailton Gonçalves Miranda destaca que o equipamento agiliza o atendimento aos usuários e o trabalho de médicos e técnicos. “O paciente vem, faz a radiografia e nem precisa esperar que ela fique pronta, pois, depois de gerada, a imagem já é enviada diretamente para onde foi requisitada”, explica o técnico.

before

Tratamento da imagem reduz a necessidade de repetição do exame

 Além de conferir mais rapidez no atendimento, a utilização do exame digital também diminui a exposição aos raios-X aos quais são submetidos, em algum grau, pacientes e profissionais, uma vez que a radiografia gerada pelo sistema digital possibilita o tratamento da imagem e reduz a necessidade de repetição do exame em uma mesma área. “Você evita ter que repetir o exame”, confirma Carla Silva Lacerda, também técnica em Radiologia.

O ortopedista no Hospital Municipal Thiago Soriano destaca ainda o aumento da precisão dos diagnósticos médicos proporcionados pela utilização do exame digital: “O principal benefício de uma radiografia digital é o fato do médico poder trabalhar em possíveis deficiências apresentadas na imagem: se ela está mais escura, você pode clareá-la, você também pode ampliar essa imagem e tudo isso confere mais possibilidades alcançar um diagnóstico correto”, afirma o médico.

   

REPÓRTER: Carolina Brauer   FOTO CRÉDITO: Elvira Angel   

PUBLICAÇÃO: 13/07/2017 15:20:03