Acessibilidade: -A +A normal

 
Prefeitura Municipal de Contagem
   

Pesquisa mostra que Natal Iluminado foi um grande sucesso

Mais de 93% dos visitantes se disseram satisfeitos como as festividades natalinas

Cassio Matias

Milhares de pessoas visitaram a Cidade Encantada durante o mês de dezembro

Estratégias para fomentar o turismo em Contagem vêm sendo desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, por meio da Diretoria de Apoio ao Turismo. O Natal Iluminado, promovido pela Prefeitura de Contagem, por  meio da Fundação Municipal de Cultura (Fundac), na Praça da Jabuticaba de 2 a 31 de dezembro, foi uma oportunidade de analisar as percepções, a satisfação e as expectativas dos cidadãos por meio de uma pesquisa feita com 323 visitantes.  

O objetivo da pesquisa foi entender o perfil do visitante do Natal Iluminado e a partir dos dados, planejar e estruturar a cidade para a criação de mais ações turísticas. 

Em termos de divulgação duas áreas se destacaram na pesquisa, pois 29,7% dos visitantes tomaram conhecimento das atividades natalinas por recomendações e outros 29,4% via rádio. Importante ressaltar o trabalho integrado entre  a Fundac e Secretaria de Comunicação e Transparência, pois o site da prefeitura e as redes sociais alcançaram 45% dos visitantes. 

A pesquisa apontou que 73,1% dos visitantes foi de residentes de Contagem, seguido por 11,8% de Belo Horizonte e mais 15% de cidades como Betim, Sabará, Esmeraldas, Ibirité, Raul Soares e Bicas.  Um dos interesses da Diretoria de Apoio ao Turismo é que o evento de Natal se torne referência não só para os Contagenses, mas também para moradores de outras localidades.

Mais de 80% utilizou carro ou moto como meio de transporte até a Praça da Jabuticaba. A partir deste dado, pode ser pensada para as próximas edições a criação de novos trajetos e horários especiais dos ônibus municipais, nesse período, para melhoria do trânsito na região. 

Nas oito regionais do município foram promovidas atividades natalinas, mas 67,5% dos entrevistados responderam que visitaram apenas a Praça da Jabuticaba e 32,5 % afirmaram que já tinham visitado outros locais. 

 Para 97,6 % das pessoas o Natal Iluminado superou e atendeu as expectativas, o que demonstra claramente êxito do evento.  Esta referência é o reflexo do sucesso, pois 97% dos entrevistados indicaria aos amigos o Natal Iluminado em Contagem.

before

Crianças tiveram a oportunidade de tirar foto com Papai Noel

  A imagem positiva do visitante é fundamental para criar vínculos com o município, despertar a valorização do evento e o desejo de consolidar Contagem como uma cidade referência em eventos natalinos.

De acordo com o diretor de Apoio ao Turismo, Wagner de Almeida Bacelar, a pesquisa teve como objetivo entender o perfil do visitante e a partir dos dados a administração criar mais atrações turísticas ao longo do ano, além de aprimorar o evento natalino de 2018. “Tivemos uma grata surpresa com 93% de satisfação em relação as festividades natalinas. Esse retorno positivo e a visita de milhares de pessoas à Cidade Encantada garante que o Natal Iluminado se torne um ponto turístico da cidade”, comemorou. 

 Recorde

Neste ano, Contagem despontou como uma das cidades com decoração e programação de Natal mais criativas e vibrantes. A diversidade cultural tomou conta da Cidade Encantada que recebeu cerca 90 mil pessoas. Mais de três milhões de microlâmpadas iluminaram diferentes pontos da cidade, entre praças, igrejas, avenidas e órgãos públicos, nas oito regionais. Toda a programação da Cidade Encantada foi gratuita. Mais de 15 mil fotos foram feitas com o Papai Noel. As imagens estão disponíveis no site www.nataldecontagem.com.br.

   

REPÓRTER: Stella Santiago   FOTO CRÉDITO: Cassio Matias   

PUBLICAÇÃO: 09/01/2018 13:20:51