Acessibilidade: -A +A normal

 
Prefeitura Municipal de Contagem
   

Executivo vai às ruas para ouvir e conhecer demandas na saúde

Para ouvir e saber mais sobre a realidade na cidade, prefeito em exercício e secretário percorrem unidades de saúde

Adelcio R. Barbosa

Visita contemplou as unidades de saúde do Tupã, Darcy Ribeiro, Icaivera, Nova Contagem, Retiro e a Upa Vargem das Flores

O prefeito em exercício, William Barreiro, e o secretário  de Saúde, Bruno Diniz, percorreram cinco unidades de saúde do distrito Vargem das Flores nesta sexta-feira (22) à tarde. Durante as visitas, conversaram com equipes de saúde, responsáveis técnicos e usuários da rede SUS/Contagem. No decorrer do trajeto, que contemplou as unidades de saúde do Tupã, Darcy Ribeiro, Icaivera, Nova Contagem, Retiro e, ainda, a Upa Vargem das Flores, puderam conhecer servidores, ouvir demandas e estreitar o relacionamento com as equipes. 

Em muitos locais da região, na qual há ocupações irregulares, aglomerados e vilas com muitas pessoas vivendo em situação de vulnerabilidade econômica,  receber a visita de um prefeito ou vice-prefeito é coisa rara ou jamais ocorrida. William Barreiro enfatizou a importância de os gestores saírem dos gabinetes para acompanharem de perto os dramas e cotidianos vividos pelas pessoas. “Continuaremos com as visitas não só para acompanharmos de perto o quadro e a situação da saúde do nosso município, mas, principalmente, procurando ouvir as pessoas para uma construção conjunta de soluções para a saúde de Contagem. Este governo está comprometido com a saúde, e vamos entregar uma cidade com mais qualidade de vida e mais humanizada”, disse Barreiro.  

before

Visita serviu para entender as demandas da comunidade

 Ao comentar a importância da inclusão dos segmentos que compõem a rede SUS/Contagem na construção de propostas e na implementação de ações, o secretário Bruno Diniz ressaltou a necessidade de investimentos diversos na atenção básica, porta de entrada para o Sistema Único de Saúde (SUS). “Nosso governo está sendo construído com o diálogo e a participação das pessoas. A atenção primária é a porta preferencial de organização do SUS. Tenho certeza de que o investimento maior desse governo será não só na área hospitalar, mas também na atenção primária. Fazer com que as pessoas adoeçam menos, fortalecendo as ações de prevenção e promoção de saúde, harmonizando as relações entre as equipes de saúde e a gestão, para melhorar os indicadores de saúde e a vida das pessoas”, disse Diniz.

Evento em novembro discutirá indicadores de resultado 

Bruno Diniz adiantou que a administração promoverá, no mês de novembro, um seminário para discutir temas e questões ligados à atenção primária no município. A atenção primária, onde se dá o atendimento inicial do SUS, está relacionada à prevenção de doenças, à solução de casos mais simples e ao direcionamento dos casos mais complexos. 

“No seminário, discutiremos a estrutura física das unidades, os processos de trabalho, os monitoramentos necessários, a qualificação e a educação permanente de servidores e demais temas relacionados à atenção básica à saúde. Vamos elencar entre oito e dez indicadores de saúde para monitorar todo o desempenho das equipes, e vamos propor a todos os servidores da atenção primária um novo modelo de incentivo, para valorizar equipes e unidades de saúde que tiverem o melhor desempenho, com incentivo financeiro e reconhecimento por ações que promovam uma melhoria na qualidade de vida das pessoas”, afirmou o secretário. 

   

REPÓRTER: Carolina Brauer   FOTO CRÉDITO: Adelcio R. Barbosa   

PUBLICAÇÃO: 22/09/2017 19:43:49