Acessibilidade: -A +A normal

 
Prefeitura Municipal de Contagem
   

Projeto Contagem das Nascentes conquista prêmio estadual

Ação da prefeitura foi a 1ª colocada no I Prêmio de Boas Práticas “Salve o Rio São Francisco”

Túlio Andrade

Projeto visa preservar os recursos hídricos da cidade

O Projeto Contagem das Nascentes, da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), foi o ganhador do I Prêmio de Boas Práticas “Salve o Rio São Francisco”, concedido pelo Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam), na categoria “Poder Público”.

Concorreram ao Prêmio, pessoas físicas e jurídicas, empreendedores, instituições privadas e públicas e Organizações Não Governamentais (ONGs) que executam ou tenham executado práticas ou projetos de autoria própria, relevantes às questões hídricas e ambientais, nos municípios de Minas Gerais localizados na bacia hidrográfica do Rio São Francisco, e que possuem regularização ambiental. 

O coordenador do projeto e diretor de Planejamento Ambiental da Semas, Eric Machado, recebeu a premiação da diretora-geral em exercício do Igam, Ana Carolina Miranda, e do analista ambiental Heitor Soares Moreira. “O prêmio foi uma iniciativa do Sistema Estadual do Meio Ambiente, com participação efetiva do Igam, com o intuito de trabalhar a sensibilização dos usuários dos recursos hídricos na Bacia do São Francisco. Pretendemos, através do bom exemplo, mostrar para as pessoas que é possível racionalizar o uso da água, e que também podemos conviver com a escassez com o mínimo de sofrimento. Um dos critérios que mais teve peso na análise dos projetos, é a possibilidade de duplicação dessas práticas. Queremos que outras pessoas se identifiquem com O projeto, copie a ideia e replique na bacia”, explicou Heitor.

Para Eric Machado, o prêmio foi o reconhecimento a um trabalho feito em equipe. “Quando a gente junta uma equipe de qualidade, atuando em projetos de qualidade, a cidade de Contagem tem condições de ficar entre os melhores. Esse prêmio é muito representativo, pois representa a bacia do Rio São Francisco, uma das bacias mais importantes do Brasil”, disse.

before

Nascente catalogada na Escola Municipal Geraldo Basílio

   Quatro categorias foram premiadas: melhor projeto ou prática de cidadão ou grupo de cidadãos ou organização da sociedade civil /pessoa física ou jurídica; prática de órgão público; prática de empresa ou indústria - pessoa jurídica; prática de agropecuária - pessoa jurídica. O Projeto Contagem das Nascentes concorreu com outros 19 projetos, e conquistou o primeiro lugar na categoria “Poder Público”.

   

REPÓRTER: Túlio Andrade   FOTO CRÉDITO: Túlio Andrade   

PUBLICAÇÃO: 12/12/2017 15:15:55