Acessibilidade: -A +A normal

 
Prefeitura Municipal de Contagem
   

Palestra sobre autoestima encerra campanha 16 Dias de Ativismo

Ação mundial combate à violência contra a mulher, a violência de gênero e a violência doméstica

Ricardo Lima

Campanha é uma mobilização anual que valoriza a luta internacional pela não violência contra a mulher

Com a palestra “Autoestima e Autoimagem”, proferida pela coaching e visagista, Nayara Magalhães, a Prefeitura de Contagem, por meio da Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulheres, órgão ligado à Secretaria de Direitos Humanos, encerrou na segunda-feira (11), no Espaço Bem-Me-Quero, as atividades da campanha mundial “16 dias de Ativismo”. 

Promovida desde  18 de novembro, a campanha é uma mobilização anual que valoriza a luta internacional pela não violência contra a mulher, violência de gênero e violência doméstica.

“A cultura do machismo, que considera a mulher uma propriedade, é cruel  e deve ser banida. E a campanha dos 16 dias deve ser uma luta diária para termos o que comemorar”, disse o secretário de Direitos Humanos e Cidadania, Rodnei Ferreira, que endossou as palavras da coordenadora de Políticas para Mulheres, Gê Nogueira que disse ser uma honra receber as usuárias, “a razão de ser daquele órgão e do Espaço Bem-Me-Quero”. 

A coordenadora de Promoção de Igualdade Racial, Neli Martins de Souza, frisou que já é constatado em diversos institutos e núcleos que a mulher negra é a que mais sofre agressão não só física e emocional doméstica, advindas do  racismo  de um modo geral.

No momento de interação com a palestrante, uma das usuárias, presentes ao evento, A.S.R. disse que sofreu agressão física do marido pela segunda vez. “Não aguardei a terceira vez. Procurei a Delegacia de Mulheres que fica no Eldorado, onde registrei um Boletim de Ocorrência” disse ela, que aguarda audiência e elogiou o atendimento do Espaço Bem- Me-Quero.

“Somos o resultado daquilo que pensamos sobre nós”

Após um momento de oração com as participantes, e citar passagens bíblicas que traduzem o tema da palestra sobre a autoestima, a palestrante Nayara Magalhães destacou a importância da inteligência emocional e da reprogramação de crenças. “A autoestima passa pela saúde emocional e mental por meio da valorização pessoal, sendo ela a percepção do seu próprio valor e significado, julgamento e a apreciação que cada um tem de si”, disse. 

Segundo ela, os fatores para a autoestima em baixa são vários, citando neste caso: as más experiências, inclusive a experiência infantil; a má educação; a inércia; as crenças estabelecidas ao longo da vida: as comparações e os padrões específicos.

A diretora do Espaço Bem-Me-Quero, Dalila Reis, agradeceu os colaboradores do evento, como Carolina Mesquita, da Casa Sempre Viva, que acolhe temporariamente mulheres e seus filhos que viveram a violência de gênero no ambiente doméstico. A equipe do Comitê de Desenvolvimento Social da Coca-Cola (Fomento Econômico Mexicano – FEMSA), que também apoia o trabalho, levou brindes, além de oficina de bijuteria, maquiagem e cabelo. 

O Espaço Bem-Me-Quero fica na rua José Carlos Camargos, 218, bairro Centro e atende à mulher vítima de violência com apoio jurídico, assistencial, entre outros. 

   

REPÓRTER: Noeme Ramos    FOTO CRÉDITO: Ricardo Lima    

PUBLICAÇÃO: 12/12/2017 16:16:32

16 dias de Ativismo - Palestra sobre a autoestima da mulher