Acessibilidade: -A +A normal

 
Prefeitura Municipal de Contagem
   

Reuniões mensais aproximam empresários do Cincão e a prefeitura

Objetivo do encontro é levantar as demandas necessárias para melhorias no Distrito Industrial

Divulgação

A próxima reunião do grupo será no dia 8 de novembro

O diálogo entre empresários do Distrito Industrial Cincão vem sendo cada vez mais fortalecido com a Prefeitura de Contagem. Na segunda-feira (8), foi promovida na empresa Sotreq, mais uma reunião com um grupo de representantes de empresas e servidores da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Sedecon), Centro Industrial de Contagem (Cinco), Guarda Civil de Contagem, Regional Eldorado e Polícia Militar. 

Na pauta foram apresentadas demandas relacionadas à segurança, transporte e infraestrutura. Foi sugerido que a Polícia Militar e a Guarda Civil apresentem um plano de segurança para o distrito, a mudança de horários e ampliação do número de ônibus coletivos municipais na região de acordo com a entrada e saída dos funcionários das empresas e apresentação das ações previstas para inovações no município.

De acordo com secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, René Vilela, o empenho dos representantes das empresas para a criação de uma associação e o interesse em buscar benefícios para a região é um forte motivador para a promoção de diversas ações. 

“Agradecemos pela disponibilização de informações para o 1º Inventário dos Distritos Industriais feito pela Sedecon. O Cincão foi o primeiro a ser visitado e os dados foram muito importantes para a consolidação do documento. A secretaria está sempre aberta e disponível para receber as demandas e buscar a melhor forma de atendê-los com ações possíveis e imediatas”, destacou Vilela. 

Andréia Winkler, diretora-geral do Departamento de Programas, Projetos e Convênios da Sedecon e coordenadora do Programa de Revitalização dos Distritos Industriais e Polos Econômicos, salientou que os encontros periódicos promovidos pelo Cinco e pela Sedecon, entre o setor empresarial e o poder público,  fazem parte do projeto de revitalização do distrito e constituem etapa posterior à aplicação do questionário nas empresas da região.  “ Um dos objetivos dessas reuniões é fomentar a criação de uma associação do distrito. Acreditamos que  unidas as empresas terão maior representatividade junto aos órgãos municipais, gerando bons resultados para o Cincão”, afirmou Andréia. 

Wagner Horta Bernucci Júnior, engenheiro de segurança da Sotreq reiterou a importância da continuidade do grupo e a necessidade de abranger ainda mais empresas. “A ideia de criar este grupo foi fantástica. Gostaria de elogiar a iniciativa da prefeitura de fazer o inventário dos distritos no início da gestão, com prazo suficiente para trazerem melhorias para a região. Apesar da nossa maior demanda ser em relação à segurança e infraestrutura, já percebo alguns benefícios como o aumento do número de viaturas nas proximidades das empresas e melhorias em algumas vias”, pontuou Bernucci. 

 Segundo Jeferson França, diretor Operacional da Guarda Civil,  a guarda tem um projeto para criar patrulhamento preventivo do Cincão. “Estes encontros são muito importantes porque promovem uma troca de informações entre membros da iniciativa pública e privada. Ouvindo as demandas, buscamos melhorar o atendimento na região e garantir mais segurança”, disse França.  

Em agosto o Cincão recebeu uma força-tarefa e cerca de 150 agentes da limpeza percorreram as ruas do distrito e fizeram os serviços de capina, varrição e retirada de lixo e entulho, além da reposição de lâmpadas queimadas e operação tapa buracos. 

A próxima reunião do grupo será no dia 8 de novembro.

   

REPÓRTER: Stella Santiago   FOTO CRÉDITO: Divulgação   

PUBLICAÇÃO: 10/10/2017 16:02:48

Reunião Centro Industrial