Acessibilidade: -A +A normal

 
Prefeitura Municipal de Contagem
   

Moradores de Contagem ajudam a arborizar a cidade

Interessados em adquirir mudas de árvore podem procurar a prefeitura

Túlio Andrade

Marcela Paula plantou uma muda de ipê amarelo no bairro Fonte Grande

Em 2017, o prefeito Alex de Freitas assinou os decretos nº 170 e 171, estabelecendo o programa "Metas Avança Contagem 2017-2020". No plano estratégico do governo estão elencados 15 projetos prioritários, previstos para serem executados nos próximos quatro anos.

Esses projetos estão divididos em áreas prioritárias como Saúde, Educação, Mobilidade, Segurança, Valorização do servidor, Desenvolvimento Econômico, Habitação, Social, Meio Ambiente e Transparência.

Na área de Meio Ambiente, destaca-se o “Projeto Cidade Verde”, sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas). Esse projeto tem como objetivo principal plantar 100 mil árvores nativas em Contagem até 2020. Em 2017, foram plantadas 5.387 árvores em todas as regionais do município. Para 2018, a meta da Semas é planta 30 mil árvores.

 O Cidade Verde vai além da arborização da cidade. Trabalha a conscientização ambiental da comunidade. Esse trabalho é desenvolvido pela equipe de Educação Ambiental da Semas, por meio de palestras, oficinas, blitz e outras atividades em praças, empresas e escolas.

A arborização colabora de forma significativa para a melhoria do conforto urbano, as árvores proporcionam sombra, abrigo para os animais pequenos, retém o calor causado pelas zonas urbanas, ajuda na diminuição da poeira, ameniza a poluição sonora e contribui para a redução de microrganismos patogênicos, ajudando a conservar a limpeza da cidade e a saúde da população.

A participação de cada cidadão é muito importante para o sucesso do projeto e para a transformação da cidade. Marcela Paula da Costa é sindica de um condomínio localizado na rua Joaquim José, no bairro Fonte Grande. No último dia 15, por meio do Termo de Compromisso de Plantio (TCP), ela solicitou à prefeitura uma muda de ipê amarelo para plantar no condomínio.

De acordo com o Decreto Municipal 1.030/2008, pelo TCP o morador se compromete a fazer o plantio e zelar pela árvore. Os interessados devem se dirigir à rua José Cavaline, 15, bairro Cinco, em Contagem.

   

REPÓRTER: Túlio Andrade   FOTO CRÉDITO: Túlio Andrade   

PUBLICAÇÃO: 20/02/2018 18:17:10