Acessibilidade: -A +A normal

 
Prefeitura Municipal de Contagem
   

Contagense apresenta projeto sobre saúde nos Estados Unidos

Apresentação faz parte de intercâmbio com a Universidade de Buffalo

Adelcio R. Barbosa

O projeto de intercâmbio, promovido pela universidade americana, trouxe ao Brasil quatro estudantes da área da saúde para troca de experiências

Léa Luiz Oliveira, tem duas paixões, a corrida e a área da saúde. Os dois interesses, aliados à obstinação estão levando a estudante de enfermagem, cada vez longe. No esporte, ela já participou de diversas corridas. Na área da saúde, Léa irá representar Contagem para apresentar sua pesquisa sobre diabetes na Universidade de Buffalo, a segunda cidade mais populosa do estado de Nova Iorque. Ela ficará 14 dias em terras americanas para troca de experiências. Léa é servidora efetiva da Secretaria Municipal de Saúde de Contagem, trabalha no setor Áreas Técnicas: Nutrição, Saúde da Criança, Saúde da Mulher, Saúde do Idoso, DANT e DAT (Doenças transmissíveis e não transmissíveis).

O projeto de intercâmbio, realizado pela Faculdade Única, trouxe ao Brasil quatro estudantes da área da saúde que visitaram, na última quarta-feira (9), a Secretaria Municipal de Saúde de Contagem com o objetivo de conhecerem unidades de saúde, faculdades, ações e propostas do Sistema Único de Saúde (SUS). Em contrapartida, estudantes brasileiros irão para a América.

Esta não será a primeira vez que Léa representará Contagem em outro país. Em de setembro de 2016, ela viajou para Lima no Peru, e apresentou sua pesquisa no V Congresso Latino Americano e IV Congresso Peruano de Ergonomia. A contagense disse que foi um das experiências mais importantes de sua carreira. “Fui tratada como estrela”, afirmou.

Antes de ir para os Estados Unidos, Léa irá mais uma vez representar o município, em um Congresso de Saúde, em Fortaleza. Em relação à visita Universidade de Bufallo, Lea não esconde a alegria e a satisfação. “Vou poder conhecer o sistema de saúde Americano, como funciona, vou aprender bastante”,concluiu a contagense. No último período da faculdade, Léa já se decidiu qual serão seus próximos passos, focará em cursos de gestão pública.

A Atleta da Saúde

Além disso, Léa já participou de diversas maratonas, chegando entre as cinco melhores colocações no Circuito de Corridas Caixa/2015 – Etapa Belo Horizonte. Participou, em 2016, da Meia Maratona da Pampulha e da Volta Internacional da Pampulha em 2016, fechando o ano com a sua primeira participação na 92ª Corrida de São Silvestre. 

   

REPÓRTER: Lucas Santos   FOTO CRÉDITO: Adelcio R. Barbosa   

PUBLICAÇÃO: 10/08/2017 18:07:00