Acessibilidade: -A +A normal

 
Prefeitura Municipal de Contagem
SAMU

Atendimento que procura chegar precocemente à vítima, após ter ocorrido um agravo à sua saúde (de natureza clínica, cirúrgica, traumática, inclusive as psiquiátricas), que possa levar a sofrimento, seqüelas ou mesmo à morte, sendo necessário, portanto, prestar-lhe atendimento e/ou transporte adequado a um serviço de saúde , integrado ao Sistema Único. Atendimento pré- hospitalar em geral tais como: 1-Emergências traumáticas (Politraumatizados por acidente automobilístico, motociclístico, ciclístico, queda de altura, queda da própria altura, atropelamentos, agressões por arma branca e agressões por arma de fogo) 2-Emergências clínicas (síncope, crise convulsiva, parada cardíaca, parada respiratória, PCR , crise hipertensivas, descompensação diabética, entre outras). 3-Transporte inter hospitalar de doente criticamente enfermo. 4-Assistência ao parto 5-Procedimentos: Oxigênioterapia/ Desobstrução de vias aéreas /Intubação oro e naso facial/ Drenagem torácico/ Imobilização padrão e específica dependendo do tipo e local do trauma/ fratura/Monitorização cardíaca/ Oximetria de pulso/Acesso venoso periférico e central /Extricação rápida de vítima encarcerada/Avaliação do nível de consciência/ Suporte avançado de Vida/ Suporte básico de vida.

Público alvo

População em geral

Exigências / Critérios

Mantenha a calma e fale pausadamente. Forneça o nome, endereço e telefone do local onde está o paciente. Informe os principais sintomas do paciente, como dores, estado de consciência e respiração, entre outros. Ouça atentamente as instruções. Não desligue antes que o atendimento seja encerrado. Ao agir dessa maneira, você facilita o atendimento, além de ajudar na recuperação do paciente.

Onde solicitar

Através do número 192 (ligação gratuita).

A equipe , após julgar cada caso, define a resposta mais adequada, seja um conselho médico, o envio de uma equipe de atendimento ao local da ocorrência ou ainda o acionamento de outros meios.

Onde é executado

Em Logradores públicos, rodovias federais e estaduais, residências, empresas e em unidades de saúde.