Acessibilidade: -A +A normal

 
Prefeitura Municipal de Contagem
Saúde do Trabalhador

O CEREST Contagem presta assistência especializada aos trabalhadores acometidos por doenças ou problemas de saúde relacionados ao trabalho, realiza ações de prevenção, promoção, diagnóstico, tratamento, reabilitação e vigilância em saúde dos trabalhadores.

Público alvo

Trabalhadores e trabalhadoras, inseridos no mercado formal (privados e públicos) ou informal de trabalho, inclusive na forma de trabalho familiar, autônomos, desempregados e aposentados, com problemas de saúde causados pelo trabalho que realizam ou foi realizado.

Benefício

1-Acolhimento aos trabalhadores com queixas relacionadas ao trabalho. 2-Assistência Médica: diagnosticar, tratar e acompanhar o trabalhador com suspeita de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, de modo articulado com outros programas de saúde e indicar especialidades médicas. 3-Consulta de enfermagem, orientação e ações de prevenção em doenças e acidentes do trabalho. 4-Assistência Social: acolhimento social, acompanhamento social e orientação previdenciária. 5-Assistência Psicológica: acolhimento, trabalho em grupo com portadores de dor crônica e transtornos emocionais, acompanhamento clínico individual, orientação psicológica. 6-Assistência Fonoaudiológica: atendimento individualizado ao trabalhador com problemas de voz, ações educativas, orientação individual e em grupo. 7-Exames Complementares: realiza o diagnóstico de Dermatose Ocupacional. 8-Vigilância em Saúde do Trabalhador integrada as Vigilâncias: Epidemiológica, Sanitária e Ambiental. 9-Notificação e investigação dos agravos à saúde relacionados ao trabalho. 10-Avaliação e encaminhamentos dos casos de maior complexidade. 11-Ações educativas em saúde do Trabalhador. 12-Divulgação e informação em Saúde do Trabalhador.

Exigências / Critérios

o CEREST Contagem é aberto a todo o trabalhador e trabalhadora do setor formal ou informal, que reside no município de Contagem, Ibirité e Sarzedo, acometidos por doenças ou problemas de saúde relacionados ao trabalho

Documentação necessária

1 - Cartão Nacional de Saúde ou Cartão do SUS (documento pessoal que identifica o usuário do SUS).
2 - Apresentação de documento de identidade com foto (Carteira de Identidade, Passaporte e Carteira de Motorista - novo modelo).
3 -Comprovante de Residência (exemplo: conta de água, luz, telefone, correspondências
4 - Carteira de Trabalho e Previdência Social - CTPS
5 - Cartão de Cadastro de Pessoa Física - CPF
6 - Todos os exames, relatórios, laudos e atestados médicos que tenham relação com a doença ou o acidente de trabalho.

Obs: Devem ser apresentados os documentos originais , e cópia dos documentos do ítem 6.

Onde solicitar
Onde é executado

Cerest Contagem - Rua Pedro Olímpio da Fonseca, 545 - Bairro Santa Cruz -
Tel: (31) 3363- 5672, 3351- 6130 e 3351- 6132
Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.